satisfeito com relatório de Ban sobre Gaza - Mundo - iG" /

Israel se diz satisfeito com relatório de Ban sobre Gaza

Jerusalém, 5 fev (EFE).- Israel demonstrou hoje sua satisfação pelo relatório apresentado por Ban Ki-moon à Assembleia Geral da ONU sobre as investigações realizadas pelas autoridades israelenses e palestinas a respeito de possíveis crimes de guerra cometidos na Faixa de Gaza.

EFE |

Ontem, o secretário-geral da ONU disse que ainda não era capaz de dizer se Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) tinham feito investigações "confiáveis".

À Assembleia, ele explicou que as duas partes ainda tinham o que investigar sobre a atuação de suas forças durante a ofensiva israelense contra Gaza há pouco mais de um ano.

Em resposta, o Ministério de Assuntos Exteriores de Israel divulgou hoje um comunicado no qual assegura que o Estado judeu "está satisfeito com o fato de o secretário-geral ter mostrado fé no documento apresentado esta semana" pelos israelenses, informou o serviço de notícias "Ynet".

Tanto Israel como a ANP entregaram à ONU, no último dia 29, suas contribuições ao Relatório Goldstone, que averiguou os 22 dias da operação lançada por Israel entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, na qual morreram cerca de 1.400 palestinos e 13 israelenses.

O relatório, aprovado em novembro pela Assembleia Geral, apontava para indícios de possíveis crimes de guerra cometidos tanto por Israel como pelo Hamas. Além disso, pedia a ambas as partes que fizerem uma investigação independente dos fatos. EFE aca/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG