reforça velha amizade - Mundo - iG" /

Israel ressalta que visita de Tabaré Vázquez reforça velha amizade

Jerusalém, 25 ago (EFE).- O Governo de Israel destacou hoje que a visita oficial do presidente do Uruguai, Tabaré Vazquez, que começou hoje, veio reforçar a velha amizade existente entre os dois Estados.

EFE |

"Vem reforçar uma velha amizade. Não esquecemos que o Uruguai foi o primeiro país latino-americano que reconheceu Israel quando, em 1948, foi estabelecido nosso Estado", afirmou à Agência Efe a diretora para a América Latina do Ministério das Relações Exteriores israelense, Dorit Shavit.

A funcionária israelense lembrou que o Uruguai promoveu também na comunidade internacional - e principalmente entre os países latino-americanos -, a resolução da ONU que em 1947 possibilitou o estabelecimento do Estado de Israel.

"Exceto Cuba, no final todos os países latino-americanos votaram a favor ou se abstiveram naquela votação (da ONU), o que permitiu a criação de nosso Estado", disse Shavit.

"Os anteriores presidentes uruguaios visitaram Israel e o presidente Tabaré Vázquez nos demonstrou muito amor e amizade escolhendo esta data para celebrá-la conosco", disse a funcionária israelense, em referência a que hoje é o dia da independência do Uruguai.

Shavit disse que, tendo em conta que as relações políticas entre os dois países já alcançam o nível de "excelência", a visita de Tabaré Vazquez está principalmente centrada no estreitamento das relações comerciais e a cooperação científica bilateral.

A diretora da América Latina no Ministério de Exteriores israelense fez estas declarações pouco antes de Tabaré Vazquez e a chefe da diplomacia de Israel, Tzipi Livni, terem uma reunião que, a princípio, tinha sido prevista para esta manhã, mas foi adiada por questões de agenda.

O presidente do Uruguai já se reuniu ao longo do dia com o chefe de Estado de Israel, Shimon Peres, e com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert. EFE amg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG