Israel reabre passagens na fronteira com a Faixa de Gaza

Israel reabriu neste domingo as passagens fronteiriças entre seu território e a Faixa de Gaza, depois de três dias de trégua entre o Estado hebreu e o movimento Hamas, informou um responsável militar.

AFP |

"Adotamos esta medida, pois desde quinta-feira não houve violação dos acordos", afirmou esta fonte militar israelense.

"As passagens de Sufa, Nahal Oz e Erez estão abertas e as mercadorias, especialmente o cimento e os combustíveis, podem transitar, assim como os produtos básicos", confirmou à AFP o porta-voz da Coordenadora de Atividades Israelenses nos territórios palestinos da Cisjordânia e Gaza, Peter Lerner.

"O trânsito também será possível para os casos humanitários, especialmente as pessoas que devem fazer tratamentos médicos em Israel", acrescentou.

A trégua prevê um levantamento progressivo das medidas de bloqueio impostas por Israel no território de Gaza, sob domínio do Hamas desde que, há um ano e meio, tomou o poder pela força do Fatah, o partido do presidente palestino Mahmud Abbas.

Israel fechou todas as passagens na fronteira quinta-feira, após o lançamento de foguetes de Gaza contra o sul de seu território.

ChW/mcd/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG