Israel reabre parcialmente passagens de Gaza

Jerusalém, 12 fev (EFE).- Israel reabriu hoje parcialmente as três principais passagens comerciais da Faixa de Gaza para permitir a entrada de ajuda humanitária e, pela primeira vez em um ano, autorizou a exportação de flores para o mercado europeu.

EFE |

Por solicitação do Governo holandês, Israel aprovou e facilitará a exportação de 25 mil flores, que sairão amanhã da Faixa de Gaza através da passagem de Kerem Shalom.

Um comunicado da Coordenação das Atividades do Governo israelense nos territórios palestinos indica que esta carga deve chegar à Europa por ocasião do Dia de São Valentim, comemorado no dia 14 e que equivale ao dia dos namorados em alguns países.

Raed Fattouh, coordenador das passagens da Faixa de Gaza, disse que Israel informou à parte palestina que reabrirá os cruzamentos para permitir que 200 veículos com ajuda humanitária entrem no território palestino.

Acrescentou que os cruzamentos de Kerem Shalom, no sudeste da Faixa de Gaza, e de Karni, ao leste de Gaza capital, abrirão hoje para permitir a entrada de caminhões, enquanto o de Nahal Oz será aberto para a transposição de combustíveis.

"Oitenta veículos pertencentes à ONU e a outras organizações humanitárias árabes e internacionais serão autorizados a entrar em Gaza através de Kerem Shalom", disse Fattouh.

Israel mantém praticamente fechados as cinco passagens fronteiriças da Faixa de Gaza desde que o movimento islâmico Hamas assumiu o controle do território, em junho de 2007.

No entanto, as autoridades israelenses autorizaram antes a abertura parcial dos cruzamentos para permitir a entrada de remédios, alimentos básicos e combustível.

Aviões israelenses atacaram na madrugada passada várias instalações pertencentes ao Hamas no sul de Gaza, horas depois que milicianos dispararam três bombas a partir deste território contra o sul de Israel. EFE sar-db/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG