prepara resposta a disparos de foguetes (Defesa) - Mundo - iG" /

Israel prepara resposta a disparos de foguetes (Defesa)

Israel está preparando sua resposta aos disparos de foguetes e obuses de morteiro da Faixa de Gaza e resta apenas determinar a data e a intensidade, declarou neste domingo à rádio pública israelense o general de reserva israelense Amos Gilad.

AFP |

"Preparamos nossa resposta às ameaças do Hamas, mas falta decidir quando e qual será sua intensidade", disse o responsável da Defesa israelense.

"Para atacar, é preciso se preparar cuidadosamente, como para uma operação cirúrgica", acrescentou Gilad, principal conselheiro do ministro da Defesa israelense, Ehid Barak.

O governo israelense realizou neste domingo a primeira reunião desde o vencimento na sexta-feira da trégua de seis meses em Gaza, obtida por mediação do Egito entre o Estado hebreu e o movimento islâmico palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde junho de 2007.

Vários responsáveis israelenses pediram uma resposta mais dura aos disparos de foguetes e obuses de morteiro palestinos, cuja intensidade aumentou desde sexta-feira.

Domingo, grupos palestinos armados da Faixa de Gaza dispararam 15 foguetes e obuses de morteiro contra Israel, segundo um porta-voz militar. O exército israelense realizou um novo ataque aéreo contra instalações das quais lançaram foguetes.

Israel mantém desde junho de 2007 um bloqueio da Faixa de Gaza, que foi reforçado no início de novembro. Na Faixa de Gaza vivem 1,5 milhão de palestinos em condições miseráveis.

ms/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG