Israel quer deixar Gaza antes da posse de Obama, segundo jornal

Jerusalém, 19 jan (EFE).- Israel quer que suas tropas deixem totalmente a Faixa de Gaza antes da posse amanhã de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, informa hoje o jornal Yedioth Ahronoth.

EFE |

Se não for registrado nenhum novo incidente, as forças israelenses teriam completado sua retirada da faixa palestina antes das 17h (horário de Brasília) de terça-feira, assegura a versão digital do periódico, que cita fontes governamentais.

A rápida saída de tropas seria um sinal para a nova Administração americana, com a qual Israel espera continuar cooperando em matéria de antiterrorismo e para evitar o tráfico de armas para Gaza.

"Se o cessar-fogo for respeitado, então queremos ir o mais rápido possível", declarou hoje à Efe Mark Regev, porta-voz do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, que declinou, no entanto, confirmar se a retirada se completará nos dois próximos dias.

"Israel deixará completamente a faixa. Não queremos ocupar lugar algum de Gaza", acrescentou.

Ontem, as tropas israelenses começaram a sair do território palestino e abandonaram as posições ocupadas durante os últimos 14 dias. EFE aca/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG