Israel prende autoridade palestina ligada ao Hamas

Presidente do Conselho Legislativo Palestino e importante membro do Hamas, Aziz Duwaik foi detido na Cisjordânia

iG São Paulo |

Autoridades do Hamas informaram nesta quinta-feira que o presidente do Conselho Legislativo Palestino foi preso por soldados israelenses. Aziz Duwaik foi detido em um posto do Exército entre Ramallah e Jerusalém, na Cisjordânia.

Saiba os principais fatos do conflito entre Israel e palestinos

Segundo a BBC, a prisão ocorreu enquanto Dweik viajava para Hebron, ao sul da Cisjordânia. Até o momento, Israel não fez nenhum comentário sobre o assunto.

Testemunhas informaram à agência de notícias palestina Maan que soldados israelenses ataram as mãos de Duwaik e o vendaram antes de levá-lo para um local desconhecido.

Duwaik é um membro do movimento islâmico Hamas, que governa o território palestino de Gaza. O Conselho Legislativo Palestino tem tido uma função limitada desde que o Hamas tomou controle de Gaza em 2007 do seu rival Fatah.

Desde então, o Fatah governa a Cisjordânia, enquanto o grupo islâmico, Gaza. Israel, os Estados Unidos, a União Europeia, entre outros listam o Hamas como um grupo terrorista, por conta de seus ataques suicidas contra os civis israelenses.

A prisão de Duwaik ocorre em um momento de aumento das tensões na relação entre Gaza e Israel. Na quarta-feira, aviões israelenses atacaram Gaza.

Analistas afirmam que cerca de 20 dos 74 parlamentares do Hamas no Conselho Legislativo Palestino, que conta com 132 assentos, são prisioneiros de Israel atualmente.

A maioria, que inclui dois ex-ministros, foram presas na Cisjordânia desde outubro de 2010. No mês passado, Israel libertou 550 prisioneiros palestinos na segunda e última fase de um acordo para libertar o soldado israelense Gilad Shalit, sequestrado desde 2006.

Com AP e EFE

    Leia tudo sobre: hamaspalestinaisraelparlamentoprisãopalestinosisraelensesconflito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG