Israel permitirá passagem de ajuda humanitária a Gaza na sexta-feira

O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, decidiu autorizar na sexta-feira a passagem de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, anunciou seu gabinete nesta quinta à noite.

AFP |

"As passagens (fronteiriças) entre Israel e a Faixa de Gaza voltarão a ser abertas nesta sexta para permitir a transferência, para Gaza, de uma ajuda humanitária indispensável", explicou a nota.

Segundo a emissora de TV pública israelense, essa decisão foi tomada pelas pressões internacionais, principalmente do Egito, onde a ministra israelense das Relações Exteriores, Tzipi Livni, reuniu-se, hoje, com os dirigentes egípcios para tratar da situação na Faixa de Gaza.

Desde que o Hamas tomou o poder do Fatah, partido do presidente palestino, Mahmud Abbas, em junho de 2007, Israel impôs à Faixa de Gaza um bloqueio mais ou menos rígido, embora garanta fazer o necessário para evitar uma crise humanitária na população de 1,5 milhão de palestinos que vivem no território.

Geralmente, o bloqueio é mantido, ou reforçado, em função da freqüência com que são lançados mísseis, da Faixa de Gaza, para Israel.

Segundo um porta-voz militar, os grupos armados palestinos dispararam nesta quinta-feira "pelo menos 17 mísseis e três foguetes, que atingiram o sul do território israelense".

Leia mais sobre: Israel - Gaza

    Leia tudo sobre: gazaisrael

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG