Israel nega ter alcançado acordo de trégua com Hamas

Jerusalém, 14 fev (EFE).- Israel negou hoje ter alcançado um acordo de trégua com o Hamas, depois que porta-vozes do movimento islâmico palestino anunciaram na sexta-feira um compromisso entre as duas partes para manter um cessar-fogo de um ano e meio na Faixa de Gaza.

EFE |

"Israel não mantém negociações com o Hamas e, portanto, não alcançou nenhum tipo de compromisso" com o movimento islâmico palestino, indica um comunicado divulgado pelo escritório do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.

Segundo afirmavam na sexta-feira fontes da delegação do Hamas que negocia no Cairo com as autoridades israelenses, Israel e o movimento islâmico se disporiam a se comprometer em "três dias" a um fim das hostilidades na Faixa de Gaza.

As fontes do Hamas afirmaram que o acordo incluiria a abertura por Israel das passagens fronteiriças com Gaza.

As negociações entre Hamas e Israel com a mediação do Egito têm o objetivo de garantir uma trégua estável e duradoura que substitua o precário cessar-fogo, com o qual concluiu, em 18 de janeiro, a ofensiva israelense nesse território palestino, que começou em 27 de dezembro.

Cerca de 1,4 mil palestinos morreram, na maioria civis, e cerca de 5,5 mil ficaram feridos nos 22 dias de campanha militar israelense, que aconteceu em resposta ao lançamento de foguetes contra o sul de Israel pelos grupos armados que operam em Gaza. EFE amg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG