Israel nega ameaças e planos de ataque ao Irã

Moscou, 18 ago (EFE).- O presidente de Israel, Shimon Peres, afirmou hoje que seu país não ameaça o Irã nem tem planos de atacar instalações nucleares iranianas.

EFE |

"Israel não ameaça o Irã nem nenhum outro país. Existem outras formas de reduzir esse perigo e estabelecer a paz", disse Peres na entrevista coletiva que concedeu após uma reunião com o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, no balneário de Sochi (Mar Negro).

Peres, que ressaltou os riscos de o Irã se tornar uma potência nuclear, admitiu que as relações entre ambas as partes são "complicadas".

"O Irã ameaça exterminar Israel. Este é o único Estado da ONU que ameaça exterminar outro Estado-membro", afirmou o presidente israelense, citado pelas agências russas.

Peres também classificou como "vergonhoso", para as autoridades e para o povo iraniano, o fato de o chefe de Estado do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ter negado o Holocausto judeu.

"Obrigatoriamente, prestaremos atenção a isto", destacou.

Também hoje, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, afirmou que um ataque israelense contra instalações nucleares iranianas serviria apenas para "unir os líderes iranianos" contra um inimigo comum.

As declarações do líder egípcio foram feiras horas antes de sua viagem a Washington, onde será recebido pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. EFE io/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG