Israel não recorrerá à ofensiva terrestre em Gaza, diz chanceler italiano

O presidente de Israel, Shimon Peres, assegurou ao presidente italiano, Giorgio Napolitano, que Israel não tem a intenção de recorrer a uma ofensiva terrestre na Faixa de Gaza, anunciou nesta terça-feira o ministro das Relações Exteriores italiano, Franco Frattini.

AFP |

Em declarações ante o Senado italiano, Frattini assegurou que tanto Peres quanto a ministra das Relações Exteriores de Israel, Tzipi Livni, garantiram por telefone às autoridades italianas "que Israel não tem a intenção de partir para uma ofensiva terrestre" em território palestino.

O "elevado número de recursos militares" que devem ser empregados e as "conseqüências sobre a população civil" foram citadas entre as razões pelas quais Israel descarta a hipótese, afirmou Frattini.

O chanceler italiano criticou a decisão do Hamas de não renovar a trégua com Israel no passado 19 de dezembro, o que qualificou de ato "inconsciente".

O governo italiano anunciou por sua vez que colocou à disposição ajuda humanitária urgente de 350.000 euros para a população civil de Gaza.

jflm-kv/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG