Israel mata suposto líder do braço armado do Hamas

JERUSALÉM - Forças de elite israelenses mataram nesta quinta-feira um importante líder das Brigadas de Ezzedin al-Qassam, braço armado do Hamas, no sul da Cisjordânia, informou o Exército israelense.

EFE |

Abed al-Majid Dudin, de 45 anos, era um "pessoa influente ou rica" da milícia do movimento islâmico, vinculado por Israel à organização de atentados suicidas no país nos anos 90, afirmou um porta-voz militar.

Um contingente conjunto do Exército e das forças especiais da polícia foi a Dura, localidade próxima a Hebron, onde ele se encontrava, cercaram a casa e pediram que se entregasse.

Dudin, segundo o Exército de Israel, abriu fogo contra as tropas, que responderam e o mataram, além de prender um de seus colaboradores, Ahmad a-Fatah Hasin, também de 45 anos e membro das Brigadas de Ezzedin al-Qassam, segundo a versão do Exército.

As forças, membros de uma unidade especial que opera em solo palestino disfarçada de árabes e em veículos civis, saíram ilesas do tiroteio.

Fontes da segurança palestina disseram à agência "Ma'an" que, após a operação, 16 veículos militares israelenses entraram em Deir al-Asal, aldeia próxima a Dura, onde bombardearam grutas e poços de água, e detiveram três pessoas.

Israel considera Dudin um dos cérebros de dois atentados em um ônibus em 1995: um em Jerusalém, no qual quatro pessoas morreram, e outro em Ramat Gan (perto de Tel Aviv), que deixou seis mortos.

"Alcançaremos cada terrorista que tenha matado cidadãos israelenses. Continuaremos combatendo o terrorismo e defendendo os cidadãos israelenses", disse o brigadeiro-general Noam Tivon, comandante do Exército na Cisjordânia, ao louvar a operação.

A vítima de hoje passou vários anos em uma prisão da Autoridade Nacional Palestina (ANP) na cidade cisjordaniana de Jericó, mas foi libertado após a explosão da Segunda Intifada, em dezembro de 2000.

Leia mais sobre Cisjordânia

    Leia tudo sobre: cisjordânia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG