Israel libera comboios com ajuda humanitária na Faixa de Gaza

Israel permitiu nesta sexta-feira a passagem de três comboios com ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, ao mesmo tempo que prosseguiam os disparos de foguetes a partir do território palestino contra o sul do Estado hebreu.

AFP |


"As passagens foram abertas nesta sexta-feira e permanecerão abertas até o fim da manhã", declarou à AFP o porta-voz da administração militar israelense, Peter Lerner.

EFE/Jim Hollander
Comboio de ajuda humanitária espera para cruzar a fronteira com a Faixa de Gaza

Os comboios transportavam produtos de primeira necessidade e combustível. Os caminhões cruzaram as passagens de fronteira de Karni, Nahal Oz e Kerem Shalon, pelas quais transitam as ajudas procedentes do Egito.

Os comboios estão compostos por mais de 80 caminhões, cinco deles egípcios.

Ao mesmo tempo, nas primeiras horas desta sexta-feira dois foguetes e cinco obuses de morteiro palestinos caíram no sul de Israel, sem provocar vítimas, de acordo com o Exército hebreu.

Israel impõe um bloqueio à Faixa de Gaza, onde vivem 1,5 milhão de habitantes, desde que o Hamas assumiu o controle do território, em junho de 2007, e expulsou as forças do partido moderado Fatah, do presidente palestino Mahmud Abbas.

O Estado hebreu afirma fazer todo o necessário para evitar uma crise humanitária no território, mas reforça o bloqueio cada vez que os grupos palestinos retomam os disparos de foguetes.

Meninas palestinas morrem em Gaza

Duas meninas palestinas morreram nesta sexta-feira quando um morteiro, aparentemente lançado por um grupo armado palestino, caiu acidentalmente em sua casa no norte da Faixa de Gaza.

Segundo o dr. Moawiya Hasanin, chefe dos serviços de emergência local, o morteiro atingiu uma casa de Beit Lahya, matando Saba Abu Jusa, de 12 anos, e Hanin Abu Kusa, de 5.

Uma fonte militar israelense, consultada pela AFP, informou que o exército não abriu fogo nesse setor.

    Leia tudo sobre: faixa de gazaisrael

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG