19 palestinos morreram, segundo fontes médicas de Gaza." / 19 palestinos morreram, segundo fontes médicas de Gaza." /

Israel intensifica ataques terrestres em Gaza

Forças israelenses intensificaram a operação na Faixa de Gaza neste domingo e entraram em choque com o grupo palestino Hamas. Ao menos http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/01/04/gaza+pelo+menos+19+palestinos+mortos+3234593.html target=_top19 palestinos morreram, segundo fontes médicas de Gaza.

Redação com agências internacionais |

A ação israelense em Gaza, que tem como objetivo impedir que o Hamas lance ataques com foguetes contra o país, entrou no nono dia.

Choques foram registrados na Cidade de Gaza, em Beit Lahiya e no campo de refugiados Jabaliya, segundo a agência de notícias AFP.

Fontes na Faixa de Gaza dizem que pelo menos 19 pessoas morreram na madrugada de sábado para domingo. O Exército de Israel afirma que 30 dos seus soldados ficaram feridos , dois em estado grave.

Ataque terrestre

As tropas israelenses entraram neste sábado na Faixa de Gaza e enfrentam, pela primeira vez desde o início dos bombardeios aéreos, os homens do Hamas dentro da zona de conflito. 

Ataque por terra em Gaza
Soldados israelenses entraram em território palestino / AP

Em resposta ao ataque terrestre israelense, os líderes do grupo palestino, responsável pela administração da Faixa de Gaza, ameaçaram transformar o território em um "cemitério" para os soldados israelenses.

Do outro lado, o Exército de Israel anunciou que a ofensiva terrestre, a primeira desta envergadura desde a evacuação da Faixa de Gaza, em 2005, durará "muitos dias". O governo explicou que o objetivo é "tomar o controle" dos setores de Gaza de onde são disparados os foguetes contra Israel.

Cenário da invasão

Depois de entrarem na Faixa de Gaza, tanques israelenses abriram fogo contra posições do Hamas no norte do território, e os combatentes islâmicos responderam com tiros de morteiro, segundo testemunhas.

Explosões e trocas de tiros foram ouvidos em vários setores, enquanto as tropas, apoiadas por helicópteros Apache, avançavam na Faixa de Gaza. Os ativistas palestinos dispararam obuses de morteiro e detonaram várias bombas à beira das estradas durante sua passagem.

Uma criança palestina morreu e outras 11 pessoas ficaram feridas na explosão de um obus disparado por um tanque israelense, segundo fontes médicas e testemunhas.

Saldo de vítimas

Desde o início de sua ofensiva, em 27 de dezembro, Israel ataca pelo ar e pelo mar a Faixa de Gaza, onde pelo menos 463 palestinos, entre eles 75 crianças e 21 mulheres, morreram. Cerca de 2.360 ficaram feridos, segundo fontes médicas palestinas.

Durante o mesmo período, cerca de 500 foguetes palestinos disparados desde a Faixa de Gaza mataram quatro pessoas em Israel, entre eles um soldado, e feriram outras 15, segundo as autoridades israelenses.

Leia mais sobre Faixa de Gaza

    Leia tudo sobre: faixa de gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG