Israel impede entrada do acadêmico americano Norman Filkenstein no país

Jerusalém, 25 mai (EFE).- Os serviços de inteligência interna de Israel negaram a entrada ao país do conhecido acadêmico americano Norman Finkelstein no aeroporto Ben Gurion, perto de Tel Aviv, informa hoje o jornal Haaretz.

EFE |

Finkelstein, que mostrou reiteradas vezes seu apoio à causa palestina e denunciou a utilização política por Israel do Holocausto, teve que passar na sexta-feira 24 horas em uma sala do aeroporto, explicou ao periódico.

"Não era um bed-and-breakfast (albergue) belga, mas também não era Auschwitz", ironizou o autor de "A indústria do Holocausto" e "Imagem e realidade do conflito palestino-israelense".

Finkelstein, que foi devolvido em um avião a seu ponto de partida, Amsterdã, assegura que o proibiram de entrar no país durante os próximos dez anos.

O senhor já se reuniu alguma vez com membros da Al Qaeda? Foi enviado a Israel pelo Hisbolá? Como pretende financiar sua estadia no país? Estas foram algumas das perguntas feitas pelo Shin Bet, o serviço de inteligência interna, disse Filkenstein.

O Shin Bet justificou o "não" ao historiador de 55 anos em "suspeitas relacionadas com elementos hostis no Líbano", sobre quem Finkelstein "não informou completamente" aos investigadores.

Filho de sobreviventes do Holocausto, Finkelstein visitou o Líbano há alguns meses e se reuniu com ativistas da milícia xiita libanesa Hisbolá, contra quem Israel combateu em 2006.

"Fiz o possível para dar-lhes respostas absolutamente cândidas e extensas a todas as perguntas que me fizeram. Estou convencido de que nada tenho que esconder", se defendeu o acadêmico.

Filkenstein ressaltou que sempre apoiou como solução para a paz a existência de um Estado israelense e outro palestino com as fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias de 1967, na qual Israel ocupou Gaza e Cisjordânia.

"Não sou inimigo de Israel", assegurou aos agentes. EFE ap/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG