Israel fecha passagem comercial na fronteira com Gaza

Gaza - O Governo de Israel reduziu a três o número de passagens fronteiriças comerciais com Gaza ao fechar o entreposto de Nahal Oz, pelo qual entrava combustível na faixa territorial, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais palestinas.

EFE |

"Israel nos disse que Nahal Oz, a leste da Cidade de Gaza, foi fechada para sempre", declarou Raed Fatuh, coordenador da entrada de produtos na Faixa de Gaza, há três anos e meio bloqueada por Israel com a cooperação do Egito.

A partir de agora, bujões de gás, gasolina e diesel entrarão em Gaza pela passagem de Kerem Shalom, que fica no sudeste do território e por onde, ontem, entraram 74 caminhões carregados de ajuda humanitária e combustível, acrescentou Fatuh.

A notícia, desmentida parcialmente pelas autoridades militares israelenses, fez surgir o medo de que aumente a falta de combustível em Gaza, uma vez que Israel já havia restringido a passagem destes carregamentos.

Além disso, existe o temor de que o entreposto de Kerem Shalom não esteja preparado para absorver as quantidades de combustível de que Gaza necessita.

Gay Inbar, porta-voz do órgão do Ministério da Defesa que coordena as atividades israelenses nos territórios palestinos, admitiu à Agência Efe que o fechamento de Nahal Oz está em estudo por "motivos de segurança". Porém, destacou que a decisão ainda não foi tomada.

"(A passagem) ainda é aberta uma ou duas vezes por semana, porque Kerem Shalom ainda não pode suportar a entrada da quantidade necessária de combustível", afirmou.

Inbar atribuiu a "ideia" de fechar o entreposto ao número de alertas relativos a planos de atentados palestinos contra o lugar.

Leia mais sobre: Faixa de Gaza

    Leia tudo sobre: gazaisraelpalestinapalestinos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG