Israel fecha fronteira de Gaza após ataque de milícias palestinas

Jerusalém, 16 dez (EFE).- O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, ordenou hoje o fechamento das passagens fronteiriças com a Faixa de Gaza após o lançamento de quatro foguetes e bombas contra localidades vizinhas no território de Israel.

EFE |

A medida foi adotada às vésperas do fim, na próxima sexta-feira, da trégua de seis meses estipulada entre Israel e as facções armadas palestinas em Gaza com a mediação do Egito.

Os foguetes caíram em campo aberto em terrenos do Conselho Regional de Eshkol, limite com a Faixa de Gaza, e não provocaram vítimas nem danos consideráveis, segundo a imprensa local.

Os ataques a partir de Gaza foram registrados depois que, na madrugada passada, um miliciano da Jihad Islâmica morreu em uma operação de forças especiais israelenses no distrito cisjordaniano de Jenin.

Membro do braço armado da Jihad, as Brigadas Al Quds, e identificado como Jihad Nawahda, de 23 anos, o miliciano se encontrava em um cibercafé quando forças especiais israelenses o cercaram e ordenaram que saísse do local, segundo fontes de segurança palestinas.

O militante se negou e os efetivos israelenses atiraram, acrescentaram as fontes, antes de precisar que o corpo se encontra no hospital governamental de Jenin.

Um porta-voz do Exército israelense disse à Agência Efe que Nawahda era procurado por sua colaboração em ações terroristas e que já tinha sido detido este ano por forças da Autoridade Nacional Palestina (ANP), que o deixaram em liberdade.

Segundo o porta-voz militar, durante a operação de detenção, o miliciano tentou escapar e foi atingido a tiros pelos soldados israelenses na parte baixa do corpo, ficando gravemente ferido.

Foi então interceptado pelos soldados israelenses, que o levaram um hospital em Israel, mas ele morreu no caminho.

Em comunicado, o Exército israelense afirmou que suas tropas detiveram na madrugada passada 22 milicianos palestinos em operações na Cisjordânia. EFE db-fn-amg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG