Israel fecha fronteira da Cisjordânia por 48 horas

Jerusalém - O Ministério da Defesa israelense decidiu nesta quinta impor um fechamento geral ao território palestino da Cisjordânia, governado pelo Fatah, partido político rival do Hamas, por motivos de segurança, durante as próximas 48 horas.

Redação com agências internacionais |

"De acordo com avaliações de segurança, começará um fechamento geral em Judéia e Samaria (nomes bíblicos para a Cisjordânia)", informa um comunicado divulgado pelo Exército israelense.

O fechamento "começará hoje às 23h59 locais (19h59 de Brasília) e se encerrará no sábado, 17 de janeiro, às 23h59 (19h59 de Brasília)", acrescenta a nota.

Durante estes dois dias, a passagem deste território palestino para Israel será autorizada somente pelos escritórios de coordenação do distrito para pessoas com urgências médicas ou com necessidade de ajuda humanitária, assim como "outros incidentes específicos", acrescenta o comunicado.

Livni vai a Washington

Israel disse nesta quinta que a ministra do Exterior, Tzipi Livni, deve viajar para Washington e finalizar o acordo designado para impedir o Hamas de se rearmar, uma importante condição israelense para um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

"O primeiro-ministro Ehud Olmert autorizou esta noite a viagem da ministra Tzipi Livni aos Estados Unidos para elaborar um acordo entre os EUA e Israel com a intenção de negociar o contrabando de armas", disse o gabinete de Olmert em nota.

O comunicado não fez menção à proposta do Hamas, mediada pelo Egito, de um cessar-fogo por um ano na Faixa de Gaza. Um porta-voz de Olmert também se negou a comentar qualquer proposta de cessar-fogo.

O Hamas disse ao Egito que concordaria com uma trégua de um ano se Israel retirasse todas as suas tropas de Gaza em uma semana e reabrisse a fronteira imediatamente, afirmaram representantes do Hamas e fontes diplomáticas

20º dia de ataques


Leia também


Vídeos


Opinião

Leia mais sobre: Oriente Médio

    Leia tudo sobre: gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG