Israel faz grande festa para celebrar seu 60º aniversário

Tel Aviv, 8 mai (EFE).- O Estado de Israel celebra hoje seu 60º aniversário com uma série de comemorações, que incluem desde acrobacias com aviões supersônicos a exibições de fragatas da Marinha.

EFE |

Em um dos principais atos do dia, realizado em Tel Aviv, 80 aviões da Força Aérea israelense realizaram acrobacias diante de mais de dez mil pessoas.

A Marinha de Israel também esteve presente na celebração. Uma fragata lança-mísseis acompanhada de cinco navios patrulheiros e vários veleiros civis, navegaram junto à costa da cidade.

As exibições dão prosseguimento à cerimônia que começou ontem à noite no Monte Herzl, de Jerusalém, que marcou o início do dia em que, segundo o calendário hebreu, foi declarado o Estado judeu, em 1948.

Porém, o que é motivo de celebração em Israel, vira lamentação entre os palestinos. Para a comunidade palestina, o "Nabka", como é conhecido o dia da criação de Israel, é uma catástrofe nacional.

O setor da Autoridade Nacional Palestina encarregado da programação das cerimônias relacionadas ao "Nakba" anunciou uma série de protestos para hoje, que inclui o hasteamento de bandeiras nacionais com uma faixa negra em sinal de luto, além de passeatas por todos os territórios palestinos.

Para os palestinos, o dia oficial do "Nakba", segundo o calendário gregoriano, é 14 de maio, quando começou a primeira guerra árabe-israelense e 700 mil palestinos tiveram que deixar suas casas após a criação de Israel. EFE db/rr/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG