Israel estuda construir aeroporto junto com palestinos

Jerusalém, 2 nov (EFE).- A Autoridade Aeroportuária de Israel (IAA, em inglês) estuda construir um aeroporto conjunto com a Autoridade Nacional Palestina (ANP), próximo à cidade de Netânia, no norte do Estado israelense.

EFE |

"Estão sendo realizadas conversas de alto nível entre as duas partes, e o ex-primeiro-ministro do Reino Unido (enviado especial do Quarteto de Madri para o Oriente Médio) Tony Blair está envolvido na questão", disse em uma conferência o presidente da IAA, Ovadia Eli, informou hoje o jornal israelense "Ha'aretz".

O aeroporto seria administrado conjuntamente por Israel e a ANP, ficaria perto da praia de Poleg, ao sul de Netânia, e se conectaria com a Cisjordânia por meio de um túnel, explicou Eli.

O projeto funcionaria como uma "medida de construção de confiança" entre Israel e os palestinos, o que facilitaria a obtenção de financiamento internacional.

Segundo o presidente da IAA, o aeroporto compartilhado serviria para eliminar a concorrência pelo espaço aéreo que poderia surgir no caso de a ANP decidir abrir seu próprio aeroporto.

Para Eli, embora a necessidade de um segundo aeroporto internacional em Israel seja "vital" por motivos "estratégicos, econômicos, de trabalho e de segurança", ainda não foi tomada nenhuma decisão definitiva sobre sua abertura, e mesmo que esse projeto recebesse sinal verde, não se materializaria em menos de uma década. EFE aca/wr/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG