Israel entregará resposta final sobre trégua em 2 dias, diz Hamas

Cairo, 16 fev (EFE).- O grupo islamita palestino Hamas disse hoje que Israel entregará ao Egito uma resposta final sobre um acordo de trégua em dois dias, informou a agência oficial de notícias egípcia Mena.

EFE |

O anúncio foi feito por um responsável dessa organização após uma reunião realizada hoje no Cairo entre uma delegação do Hamas e o chefe dos serviços secretos egípcios, general Omar Suleiman, principal mediador egípcio entre esse grupo e Israel.

A fonte, que não foi identificada pela "Mena", afirmou que, durante a reunião, Suleiman comunicou à missão do Hamas que Israel entregará "uma resposta definitiva sobre um cessar-fogo em dois dias".

Além disso, reiterou que o grupo islamita aceita um cessar-fogo de um ano e meio em troca da reabertura das passagens fronteiriças entre a Faixa de Gaza e Israel, e a cessação das "agressões militares israelenses".

A fonte assinalou ainda que o Hamas está disposto a trocar o soldado israelense Gilad Shalit por presos palestinos em um acordo separado das atuais negociações para conseguir a trégua.

O escritório do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, anunciou neste fim de semana que não aprovará qualquer pacto de trégua que não inclua a libertação de Shalit, capturado pelo Hamas em Gaza no dia 25 de junho de 2006. EFE aj/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG