Israel e Síria devem iniciar nesta terça-feira em Ancara uma quarta rodada de negociações indiretas com a intermediação da Turquia.

"Dois conselheiros do primeiro-ministro (israelense Ehud Olmert), Shalom Turjeman e Yoram Turbowitz, viajarão durante o dia para a Turquia para manter as conversações", afirmou uma que solicitou o anonimato.

Como em ocasiões anteriores, as negociações se desenvolverão graças à mediação de diplomatas turcos que se reunirão em separado com as duas delegações.

A retomada do diálogo indireto entre Síria e Israel, após um estancamento de oito anos, havia sido anunciado simultaneamente por Israel, Síria e Turquia.

Israel e Síria estão formalmente em estado de guerra desde 1948, mas firmaram acordos de armistício ou de cessar-fogo.

"A vontade de paz de Israel é muito séria, por esse motivo esperamos que o processo que começou gere negociações bilaterais diretas para que resultados significativos possam ser alcançados", acrescentou a autoridade.

No dia 12 de julho, o presidente sírio Bachar al-Assad havia considerado, entretanto, que as negociações não poderiam ser realizadas antes da posse do próximo presidente norte-americano no início de 2009.

Leia mais sobre processo de paz

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.