Israel e Síria prosseguirão com negociações de paz indiretas

Israel e Síria se dispõem a realizar uma nova rodada de conversações de paz indiretas na próxima semana, informaram fontes oficiais nesta quarta-feira, três semanas depois dos dois países anunciarem negociações indiretas através de uma mediação turca.

AFP |

"Nós manteremos nossa posição de continuar as conversações. Acredito que alguns pontos serão retomados", declarou à AFP o porta-voz do premier israelense Ehud Olmert, Mark Regev.

Um funcionário do governo hebreu, que pediu para não ser identificado, afirmou que dois assessores de Olmert, Shalom Turgemen e Yoram Turbowitz, voltarão à Turquia na semana que vem para dar continuidade às discussões.

Apesar disso, as fontes se recusaram a apresentar mais informações sobre a natureza das conversações, que foram anunciadas simultaneamente por Israel, Síria e Turquia em 21 de maio, após oito anos de paralisação.

Um acordo de paz supõe a restituição para a Síria das colinas de Golã, conquistadas por Israel em 1967 e anexadas em 1981.

No início do mês, o presidente da Síria, Bashar al-Assad, afirmou que era improvável o início de conversações de paz diretas com Israel antes de 2009.

rb/fb/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG