Israel e Hamas podem alcançar trégua na próxima semana, diz Egito

Paris, 9 fev (EFE).- Israel e Hamas podem alcançar uma trégua em Gaza na próxima semana, afirmou em Paris hoje o presidente egípcio, Hosni Mubarak, após se reunir com o governante da França, Nicolas Sarkozy.

EFE |

"A calma intervirá, talvez, na próxima semana", insistiu perante a imprensa o líder egípcio, que não revelou mais detalhes.

Mubarak e Sarkozy abordaram também o assunto da reconstrução de Gaza, explicou o presidente egípcio, que destacou que a França sempre esteve junto ao Egito desde que começou o conflito em Gaza, em dezembro.

O líder egípcio ressaltou também que o chefe do Estado francês inaugurará junto ao próprio Mubarak a conferência que será realizada em 2 de março no Cairo para tratar sobre a reconstrução de Gaza.

"O presidente Sarkozy sempre esteve a nosso lado no dossiê de Gaza, para o lançamento da iniciativa de paz e para as discussões que dizem respeito à trégua", acrescentou Mubarak.

O acordo entre Israel e Hamas para uma trégua em Gaza poderia incluir a libertação do soldado israelense Gilad Shalit, capturado em junho de 2006, e de centenas de palestinos detidos em prisões israelenses, informou hoje o jornal "Ha'aretz".

A publicação informou que o pacto, negociado com mediação egípcia, estabeleceria um cessar-fogo de um ano e meio, com opção de renovação pelo mesmo prazo, a abertura completa das passagens fronteiriças de Gaza com Israel e Egito e a libertação do soldado israelense, Gilad Shalit, em troca de centenas de presos palestinos.

As declarações do presidente egípcio foram feitas às vésperas da viagem que Sarkozy fará por Omã, Barein e Kuwait. EFE jaf/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG