Israel e ANP tentam em segredo retomar diálogo, diz jornal

Jerusalém, 18 mai (EFE).- As autoridades israelenses e palestinas mantêm contatos secretos para tentar retomar as negociações de paz, informa hoje o jornal israelense Haaretz.

EFE |

Apesar da negativa do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, a tratar com o Executivo israelense de Benjamin Netanyahu até que este suspenda a construção nos assentamentos na Cisjordânia ocupada, representantes de ambos mantiveram "discretas reuniões" nas últimas semanas, acrescenta o jornal.

Israel e ANP encerraram no final do ano passado sem acordo algum o diálogo de paz iniciado em Annapolis em novembro de 2007 com a mediação dos Estados Unidos, que tinha como fim sentar as bases para a criação de um Estado palestino.

Após a mudança de Governo em Israel, com a chegada ao poder de um Executivo de direita que tem como ministro de Assuntos Exteriores Avigdor Lieberman, líder do partido de extrema direita Ysrael Beitenu (Israel Nossa Casa), as negociações de paz não foram reatadas e ambas as partes endureceram suas posturas. EFE aca-amg/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG