ataque que matou um soldado na fronteira com a Faixa de Gaza." / ataque que matou um soldado na fronteira com a Faixa de Gaza." /

Israel diz que responderá à morte de soldado em Gaza

TEL AVIV - O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, afirmou nesta terça-feira que seu país responderá ao http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/01/27/exercito+israelense+confirma+morte+de+soldado+em+ataque+a+bomba+3648949.html target=_topataque que matou um soldado na fronteira com a Faixa de Gaza.

Redação com agências internacionais |

"É um ataque sério. Não podemos aceitar, portanto responderemos a ele", declarou Barak, segundo um comunicado de seu ministério.

O exército israelense confirmou que um de seus soldados morreu e três ficaram feridos por uma carga explosiva na fronteira com a Faixa de Gaza.

Fontes palestinas e militares israelenses disseram que os milicianos detonaram por controle remoto uma bomba na passagem da patrulha militar israelense.

A autoria do ataque, seguido por um tiroteio, ainda não foi reivindicada por nenhuma facção armada, embora a rádio do Exército israelense tenha afirmado que os autores do ataque foram milicianos do grupo islamita Hamas.

Pouco depois do ataque, os tanques e helicópteros israelenses abriram fogo na direção do sul da Faixa de Gaza e mataram um palestino de 24 anos, indicaram fontes médicas.


Tanque israelense patrulha fronteira de Gaza / AP

Cessar-fogo

Este incidente é o ataque de maior violência desde que foi declarado um cessar-fogo em 18 de janeiro nos combates na Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, depois de uma ofensiva militar israelense de 22 dias.

A ofensiva israelense durou três semanas e matou cerca de 1,3 mil palestinos. Outros 13 israelenses morreram, sendo dez deles soldados.

Mediadores do Egito têm se encontrado separadamente com representantes de Israel e do Hamas para tentar negociar um cessar-fogo permanente.

O grupo palestino pede a reabertura das fronteiras de Gaza, inclusive com o Egito, e o fim do bloqueio econômico israelense.

Leia mais sobre Faixa de Gaza

    Leia tudo sobre: faixa de gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG