Israel diz que Irã terá bomba nuclear em 2014

Meir Dagan, o chefe do Mossad (serviços de inteligência israelenses), afirmou nesta terça-feira que o Irã terá uma bomba atômica pronta para o emprego em 2014, se seu programa nuclear não for bloqueado.

AFP |

"Se o programa deles não for afetado por problemas técnicos, os iranianos terão uma bomba pronta para o emprego em 2014, o que representa uma ameaça concreta à segurança de Israel. Precisamos combater esta ameaça", alertou Dagan diante da comissão das Relações Exteriores e da Defesa no Parlamento.

Ele considerou, porém, que a manutenção das sanções internacionais contra Teerã poderá "levar à suspensão" do programa nuclear iraniano.

Na manhã desta terça-feira, o ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, afirmou que Israel espera da comunidade internacional "decisões contra o programa nuclear iraniano como as que foram impostas à Coreia do Norte".

O Conselho de Segurança da ONU decidiu sexta-feira por unanimidade endurecer as sanções contra Pyongyang, em resposta ao teste nuclear de 25 de maio.

Segunda-feira, durante uma reunião em Bruxelas, Lieberman pediu ao secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, que tomasse providências para "neutralizar" o programa nuclear do Irã.

Na véspera, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmara que um Irã dotado da arma atômica "constituiria a maior ameaça para Israel e o mundo".

mib/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG