Israel diz que é possível retomar contatos com palestinos ainda este mês

Jerusalém, 13 set (EFE).- O presidente israelense, Shimon Peres, recuperado do pequeno desmaio que sofreu na noite de sábado, defendeu hoje, em Jerusalém, a pronta retomada das negociações de paz com os palestinos.

EFE |

"Acho que existe uma oportunidade de as negociações serem retomadas antes do fim do mês. Acho que é a hora adequada de fazer isso. Ainda restam diferenças, mas é possível superá-las, e, se perdemos esta oportunidade, podemos ficar sem uma data", disse Peres diante do enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell.

Depois de receber Mitchell em sua casa em Jerusalém, o chefe de Estado israelense tentou minimizar a importância das divergências entre o Governo de Benjamin Netanyahu e a Administração de Barack Obama.

As partes, como se sabe, discordam das condições necessárias à retomada do processo de paz com a Autoridade Nacional Palestina (ANP), estagnado desde o fim de 2008.

"Concordamos totalmente com Obama sobre o básico. Se há uma ou duas diferenças, acho que não são de natureza estratégica.

Compartilhamos da esperança do presidente e do secretário (Mitchell) de que desta vez a oportunidade não seja perdida", acrescentou Peres, que hoje recebeu alta do hospital para o qual foi levado no sábado após perder a consciência durante um ato público em Tel Aviv.

O enviado da Casa Branca, por sua vez, agradeceu o "senso de urgência" do interlocutor em relação à retomada do diálogo, mas admitiu que Israel e EUA ainda divergem em "muitos pontos relevantes".

Mitchell deve se reunir hoje com os ministros de Defesa e Assuntos Exteriores de Israel, Ehud Barak e Avigdor Lieberman, respectivamente.

Amanhã, ele se reunirá com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Já na terça-feira, vai se encontrar com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e outros líderes locais. EFE ap/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG