todas as opções (sobre o Irã) estão abertas - Mundo - iG" /

Israel diz a EUA que todas as opções (sobre o Irã) estão abertas

Jerusalém, 7 nov (EFE).- Israel considera todas as opções para enfrentar as ambições nucleares do Irã, declarou hoje o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, em reunião com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.

EFE |

"Jerusalém está convencido de que o Irã continua perseguindo armas nucleares, enquanto de forma simultânea despista o mundo com as negociações", declarou Barak à imprensa ao final da reunião na manhã de hoje, informou a emissora pública israelense.

"Acreditava que os líderes do mundo livre estão conscientes desta situação, que deve ser considerada para qualquer decisão futura", acrescentou o ministro, que também é líder do partido Trabalhista.

Israel está convencido de que o Irã tenta desenvolver uma bomba nuclear e adverte das conseqüências de que sejam colocadas em prática declarações como as do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que afirmou que o estado Judeu "deve ser riscado do mapa".

Teerã afirma que seu programa nuclear está destinado para fins pacíficos.

"Para Israel, como dissemos antes, todas as opções estão abertas e recomendamos a outros fazer o mesmo", declarou Barak.

As palavras do ministro israelense foram pronunciadas dois dias após o triunfo do democrata Barack Obama nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, que durante a campanha eleitoral se mostrou favorável ao diálogo no conflito com o Irã.

Embora durante sua corrida para a Casa Branca também tenha afirmado que todas as opções estão sobre a mesa, defendeu que devem continuar os esforços diplomáticos, com o envolvimento de entidades como a ONU, e inclusive testar as negociações diretas com Teerã. EFE db/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG