Ha aretz por viver em Gaza - Mundo - iG" /

Israel detém jornalista do Ha aretz por viver em Gaza

Jerusalém, 13 mai (EFE).- A Polícia israelense deteve a prestigiosa jornalista do diário Haaretz Amira Hass quando ela deixava a Faixa de Gaza, por ter violado a lei que impede os cidadãos do país de viver em território inimigo, informa hoje a publicação.

EFE |

Hass, a primeira jornalista israelense a residir na faixa nos últimos dois anos, foi libertada ontem à noite (local), após passar por um interrogatório, pagar uma fiança e se comprometer a não retornar ao território palestino pelos próximos 30 dias.

A repórter vivia em Gaza e trabalhava na faixa palestina desde que em janeiro terminou a última ofensiva israelense nesse território, que causou a morte de 1.400 palestinos, em sua maioria civis.

Israel proíbe a entrada em Gaza de seus cidadãos desde que em junho de 2006 o soldado Gilad Shalit foi capturado por três milícias palestinas.

Hass já foi detida em dezembro do ano passado, também ao deixar a faixa, onde tinha entrado em um navio do movimento "Free Gaza", de solidariedade contra o bloqueio israelense.

A repórter é famosa por seus artigos de denúncia sobre a vida dos palestinos sob ocupação israelense, que conhece de primeira mão graças a sua experiência como correspondente permanente do "Ha'aretz", primeiro em Gaza e depois em Ramala. EFE ap/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG