Israel desmente ter concordado com trégua com o Hamas

Israel negou nesta quarta-feira ter estabelecido uma trégua com o movimento islâmico palestino Hamas na Faixa de Gaza, como anunciou o Egito na terça-feira.

AFP |

"O assunto é saber se haverá uma trégua da violência na Faixa de Gaza, e por enquanto nada foi concluído nem assinado", afirmou à AFP o porta-voz do Ministério israelense das Relações Exteriores, Arye Mekel.

"Não estou a par de uma trégua. O ministro (israelense) da Defesa (Ehud) Barak a mencionou em seus recentes encontros no Cairo com o presidente (egípcio) Hosni Mubarak, mas ainda não apresentou um informe a respeito", afirmou à rádio estatal o ministro dos Aposentados, Rafi Eitan.

Ambos reagiram às declarações de um alto funcionário egípcio citado na véspera pela agência oficial egípcia MENA, indicando que Israel tinha chegado a um acordo de princípio para uma trégua com o Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde junho de 2007.

De acordo com essa autoridade egípcia que havia pedido o anonimato, Israel se declarou disposto a pôr fim à violência "contanto que os dirigentes israelenses sejam informados da aceitação por parte das organizações palestinas dos elementos da trégua".

ChW/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG