Israel desmantela posto fronteiriço em setor em disputa com Líbano

Beirute, 17 ago (EFE).- Israel desmantelou no domingo à noite um posto de observação fronteiriço que tinha construído no início de julho nas colinas de Kfarchuba, um setor limítrofe reivindicado pelo Líbano, confirmaram hoje à Agência Efe fontes militares libanesas.

EFE |

Além do posto de observação, foram retiradas as barreiras de cimento que o protegiam, informou a "Agência Nacional de Notícias" ("ANN").

A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Finul) "não considerava esse posto como uma violação da resolução 1.701, já que estava, a princípio, em território israelense", disseram as fontes militares consultadas pela Efe.

O Líbano reivindica esse território como seu, assim como o vizinho das Fazendas de Chebaa, que Israel não abandonou quando se retirou do território libanês em 2000, após 22 anos de ocupação.

A resolução 1.701 do Conselho de Segurança da ONU colocou fim ao conflito entre Israel e o Hisbolá, entre julho e agosto de 2006, e reforçou o contingente da Finul, a fim de manter a estabilidade na área. EFE ks/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG