Israel culpa autoridades venezuelanas por profanação de sinagoga em Caracas

Jerusalém, 1º fev (EFE).- O Ministério de Assuntos Exteriores de Israel condenou hoje com dureza a profanação da principal sinagoga de Caracas e acusou as autoridades venezuelanas de instigar o ataque.

EFE |

"Achamos que este ataque é condenável e inaceitável, e pensamos que este tipo de violência só pode ocorrer na Venezuela com o beneplácito das autoridades do mais alto nível do Estado", disse à Agência Efe Yigal Palmor, porta-voz da Chancelaria.

Um ataque como o registrado no sábado não poderia ter acontecido sem o consentimento do "nível supremo do Estado", frisou o funcionário.

"Sabemos que o povo venezuelano não é nem racista nem antissemita", acrescentou Palmor, para quem o ato supõe "uma vergonha para os física e moralmente responsáveis" por ele.

O porta-voz admitiu que no último mês aumentou o número de atos antissemitas na Venezuela e em outros países. Porém, disse que o ato contra a sinagoga "é particularmente alarmante".

Israel não fará chegar nenhuma mensagem à Venezuela, já que "as relações foram cortadas de forma abrupta por decisão do presidente (Hugo) Chávez, por isso não resta nenhum canal de diálogo oficial aberto", destacou Yigal.

Na madrugada de sábado, um grupo de pessoas não identificadas entrou na principal sinagoga de Caracas, destruiu objetos próprios do culto judeu e pichou palavras ofensivas a Israel, denunciaram na capital venezuelana representantes da comunidade israelense.

O grupo, de cerca de 15 integrantes, estava "fortemente armado", rendeu os seguranças e permaneceu no local por mais de quatro horas.

A Venezuela rompeu relações diplomáticas com Israel após os ataques israelenses contra a Faixa de Gaza, onde mais de 1,4 mil morreram, a maioria civis.

Esta semana, o Executivo israelense expulsou os dois funcionários que representavam os interesses venezuelanos em Israel e na Autoridade Nacional Palestina (ANP). EFE aca/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG