Israel bombardeia túnel em Gaza em resposta a lançamento de foguetes

Jerusalém, 10 ago (EFE).- A Força Aérea israelense bombardeou esta madrugada um túnel de contrabando no sul da Faixa de Gaza em represália pelo lançamento no domingo à noite de três foguetes de fabricação caseira e bombas a partir desse territorio palestino.

EFE |

O ataque israelense, o primeiro deste tipo há quase um mês, foi "em resposta ao lançamento contínuo de foguetes e bombas a partir de Gaza contra as comunidades do sul de Israel", informou o Exército, em comunicado.

Só um dos projéteis caiu em solo israelense, enquanto os outros atingiram áreas perto da fronteira, disse um porta-voz militar.

Nem os foguetes nem o posterior bombardeio israelense provocaram mortos ou feridos, informaram um porta-voz militar e fontes médicas em Gaza.

Aproximadamente 700 foguetes Qassam, bombas e mísseis Grad foram lançados contra Israel desde o começo de 2009, segundo o Exército.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ressaltou hoje que seu país "não tolerará ataques com foguetes de nenhum tipo" e que seus "inimigos sabem melhor do que ninguém que esse tipo de ataque terá represálias".

Centenas de túneis subterrâneos ligam Gaza ao Sinai egípcio e são utilizados diariamente para introduzir alimentos e bens de primeira necessidade no território palestino, que sofre um ferrenho bloqueio israelense desde que o movimento islâmico Hamas tomou o poder na região, em junho de 2007.

Os dutos também são usados para introduzir em Gaza armamento que as milícias usam para atacar Israel. EFE aca/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG