Israel avança sobre o sul da Faixa de Gaza

Dezenas de tanques israelenses entraram na madrugada desta quinta-feira no sul da Faixa de Gaza e seguiam para a cidade de Khan Yunis, enquanto a aviação bombardeava a região da fronteira com o Egito, informaram testemunhas à AFP.

AFP |

Os tanques israelenses, apoiados por helicópteros, entraram no território palestino pelo ponto de passagem de Kisufim, por volta da 01H00 local (21H00 Brasília de quarta-feira) e avançavam em direção a Khan Yunis, revelaram as testemunhas.

Khan Yunis é a maior cidade do sul da Faixa de Gaza e bastião do movimento islâmico palestino Hamas.

Paralelamente, aviões israelenses atacaram a cidade de Rafah, também no sul da Faixa de Gaza, bombardeando uma casa e um suposto túnel na zona da fronteira com o Egito.

Segundo as primeiras informações, a ação em Rafah não provocou vítimas. O Exército hebreu confirmou o ataque aéreo contra Rafah.

Na noite de quarta-feira, a aviação israelense lançou panfletos sobre Rafah para avisar aos habitantes da zona de fronteira com o Egito que a região seria alvo de bombardeios, devido aos túneis utilizados para contrabando de armas.

O Exército israelense "pede aos que moram (nos bairros da fronteira com o Egito) que abandonem suas casas", diziam os panfletos.

A mensagem esclarecia que a aviação "bombardeará uma zona utilizada pelos terroristas para contrabandear e armazenar armas". Segundo o Exército hebreu, os panfletos foram lançados "para evitar perdas de vidas civis".

De acordo com oficiais israelenses, há entre 250 e 300 túneis na região da fronteira com o Egito, que abastecem os militantes do Hamas com armas.

A operação no sul da Faixa de Gaza ocorre no sexto dia da ofensiva terrestre do Exército hebreu contra o Hamas.

O gabinete de segurança israelense aprovou na quarta-feira a ampliação da ofensiva militar, que já matou mais de 700 palestinos desde 27 de dezembro.

VEJA TAMBÉM:

ASSISTA AOS VÍDEOS

OPINIÃO

Leia mais sobre: Faixa de Gaza

    Leia tudo sobre: faixa de gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG