Israel autoriza passagem de 100 caminhões de ajuda humanitária para Gaza

O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, autorizou neste domingo a passagem de mais de 100 caminhões com ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, enquanto o Exército continuava sua ofensiva contra o Hamas, informou seu gabinete.

AFP |

Os 100 caminhões levarão as ajudas para Gaza, na segunda-feira, através das passagens de Karni, Nahal Oz e Kerem Shalom, entre Israel e o território controlado pelo Hamas, explicou a assessoria de Barak.

A carga humanitária inclui doações de sangue, alimentos básicos, equipamentos médicos, dez ambulâncias e combustível enviados por Turquia, Jordânia e várias organizações internacionais, acrescenta a nota.

O enviado especial da ONU para o Oriente Médio, Robert Serry, disse à AFP que Israel permitiu, neste domingo, a passagem de 21 caminhões com utensílios médicos e grãos para a população de 1,5 milhão de pessoas do empobrecido território palestino.

Hoje, a organização humanitária britânica Oxfam advertiu que o ataque israelense pode deflagrar uma crise humanitária em Gaza.

"Centenas de milhares de pessoas em Gaza dependem da Oxfam e de outras organizações internacionais de ajuda para receber os produtos de sobrevivência básica, como água potável e comida", alertou John Prideaux-Brune, responsável pela Oxfam em Jerusalém.

rb/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG