Israel aumentará ajuda à A.Latina em troca de apoio na ONU

Jerusalém, 24 fev (EFE).- Israel aumentará sua ajuda à América Latina em troca do apoio de países da região em foros como as Nações Unidas, afirmou hoje o vice-ministro de Assuntos Exteriores israelense, Dany Ayalon.

EFE |

"Israel quer aumentar a ajuda que envia aos países da América do Sul e da América Latina. Mas, em troca, espera receber o apoio deles nas Nações Unidas", disse Ayalon em uma conferência com líderes das comunidades judaicas latino-americanas, informou o serviço de notícias "Ynet".

O vice-ministro israelense também pediu aos presentes que trabalhem para "frear a ameaça do avanço iraniano nos países sul-americanos".

O porta-voz de Ayalon, Ashley Perry, disse à Agência Efe que "Israel quer oferecer ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento a países no mundo todo por meio da organização Mashal".

"Não é que necessariamente esperemos algo em troca, mas gostaríamos que nossos amigos e aliados não se unam diretamente à maioria automática que vota contra Israel nos fóruns internacionais", afirmou.

Em julho do ano passado, o ministro de Assuntos Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, fez a primeira viagem de um diplomata israelense à América Latina nas últimas duas décadas, em uma tentativa de aumentar as relações com os Estados latino-americanos.

Na viagem, ele visitou Brasil, Colômbia, Peru e Argentina, focando as trocas comerciais com o Estado judeu e a resistência das nações regionais à influência de Governos inimigos de Israel, como o iraniano. EFE aca/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG