Israel anuncia nova ampliação de assentamentos

O governo de Israel anunciou nesta sexta-feira a abertura de uma nova concorrência para a construção de casas em assentamentos na Cisjordânia. A licitação do Ministério da Habitação prevê a construção de cem casas em assentamentos no norte da Cisjordânia - 52 na colônia Elkana e 48 na colônia Ariel.

BBC Brasil |

O anúncio foi criticado pelo movimento pacifista Paz Agora, que acusou o governo de "destruir a chance de um acordo com os palestinos" ao decidir continuar ampliando os assentamentos.

De acordo com o prefeito de Ariel, que é um dos maiores assentamentos israelenses na Cisjordânia, muitas das novas casas serão destinadas a colonos que foram retirados de assentamentos na Faixa de Gaza, em 2005.

Naquela época, o então primeiro-ministro Ariel Sharon havia prometido ao presidente americano George W. Bush que os colonos da Faixa de Gaza não iriam morar na Cisjordânia, mas sim dentro de Israel.

"O governo está destruindo a chance de um acordo de paz com os palestinos e transformando Annapolis (conferência de paz nos Estados Unidos realizada em novembro de 2007) em uma farsa irrelevante", declarou o movimento Paz Agora.

"Crescimento natural"

O ministro da Habitação, Zeev Boim, afirmou que "Israel nunca se comprometeu a não construir nas áreas dos blocos de assentamentos, e a construção atual tem o objetivo de fornecer necessidades internas de crescimento natural".

O ministro da Indústria e Comércio, Eli Ishai, do partido ultra-ortodoxo Shas, declarou que "ninguém pode nos limitar em nosso próprio país".

Segundo um relatório do Paz Agora, desde a Conferência de Paz de Annapolis o governo israelense anunciou a construção de 750 novas casas em Jerusalém Oriental, em bairros construídos por Israel nas áreas da cidade que foram anexadas depois da guerra de 1967.

Os palestinos reivindicam a parte oriental de Jerusalém como capital de um futuro Estado Palestino.

Leia mais sobre: Israel

    Leia tudo sobre: israel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG