Israel anuncia entrada de ajuda humanitária em Gaza

Um comboio de ajuda humanitária internacional entrava na manhã desta segunda-feira na Faixa de Gaza a partir de Israel, no 10º dia da ampla ofensiva iniciada pelo Estado hebreu contra o movimento radical islâmico Hamas, que controla o território.

AFP |

  • Veja a galeria de fotos do conflito em Gaza
  • Nahum Sirotsky: o suposto esquema de cessar-fogo em Gaza
  • "Um comboio de 80 caminhões com ajuda humanitária começou a transitar pelo terminal de Kerem Shalom", disse à AFP o porta-voz do coordenador de atividades israelenses nos territórios palestinos, Peter Lerner.

    A ajuda - medicamentos e produtos básicos - procede da Grécia, Jordânia, Egito, de empresas privadas e de organizações humanitárias internacionais, em particular a Agência das Nações Unidas de Ajuda aos Refugiados Palestinos (UNRWA), segundo Lerner.

    O porta-voz acrescentou que o terminal de Nahal Oz foi aberto para permitir o envio de 200.000 litros de combustível, destinado principalmente a uma central de energia elétrica de Gaza, assim como 120 toneladas diárias de gás doméstico.

    Lerner disse ainda que 200 palestinos com outras nacionalidades - noruegueses, alemães, filipinos, poloneses, romenos, austríacos, espanhóis, franceses e canadenses - serão autorizados a sair da Faixa de Gaza pela passagem de Erez.

    A ofensiva israelense iniciada em 27 de dezembrou provocou a morte de mais de 510 palestinos, segundo fontes dos serviços médicos palestinos.

    Leia mais sobre: Faixa de Gaza

      Leia tudo sobre: gaza

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG