pagarão por foguetes lançados - Mundo - iG" /

Israel afirma que milícias palestinas pagarão por foguetes lançados

JERUSALÉM - O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, advertiu nesta quinta-feira às milícias palestinas em Gaza que pagarão um preço muito alto se continuarem os ataques contra Israel, depois que na quarta-feira os grupos dispararam mais de 100 projéteis.

EFE |

As declarações de Barak ocorreram depois que, esta manhã, pelo menos dois foguetes Qassam disparados a partir da faixa atingiram solo israelense, no kibutz Shaar Haneguev, sem causar danos.

A imprensa local informa que as Forças Armadas de Israel finalizam os preparativos para lançar uma eventual operação em grande escala na Faixa de Gaza.

Na quarta-feira, milicianos de distintas facções em Gaza, entre eles o braço armado do Hamas, atiraram cerca de 100 foguetes e bombas contra solo israelense, que não deixaram feridos, mas causaram preocupação entre a população.

O Executivo israelense realizou hoje uma reunião extraordinária para analisar a possível resposta a esses ataques, e hoje a imprensa local abre suas páginas com manchetes nas quais é mencionada uma possível invasão terrestre à faixa em breve.

Barak afirmou que "não aceitaremos esta situação. Quem prejudicar os cidadãos e soldados de Israel, pagará um alto preço por isso".

Por sua parte, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, qualificou os ataques com foguetes de quarta de "absurdos" e disse aos jornalistas em Belém, onde à noite assistiu à tradicional Missa do Galo, que a situação vivida na Faixa de Gaza "é muito difícil e triste".

"Esperamos mais riscos que não desejamos a nosso povo ali porque não queremos que viva ameaçado e sob o bloqueio" israelense.

O líder palestino apelou igualmente ao Hamas, que governa a faixa desde junho de 2007 após enfrentar simpatizantes da facção rival Fatah, que volte à mesa do diálogo interno palestino a fim de conseguir a reconciliação nacional.

    Leia tudo sobre: faixa de gazahamasisraelpalestinos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG