Islândia entrega formalmente solicitação de adesão à UE

Bruxelas, 23 jul (EFE).- A Islândia entregou hoje formalmente sua candidatura de adesão à União Europeia (UE), uma semana depois que o Parlamento deste pequeno país nórdico autorizou o Governo a negociar a entrada no bloco europeu.

EFE |

O ato ocorreu hoje em Estocolmo, onde o ministro de Assuntos Exteriores islandês, Össur Skarphedinsson, transmitiu a solicitação a seu colega sueco, Carl Bildt, cujo país está na Presidência rotativa da UE.

Corresponderá agora aos ministros de Exteriores europeus examinar a solicitação e pedir a Bruxelas que prepare um ditame.

A questão já poderia estar na agenda da próxima reunião ministerial da UE que será realizada em Bruxelas na próxima semana.

Em declarações em Bruxelas, o ministro de Exteriores sueco afirmava esta semana que a solicitação islandesa seria examinada "como qualquer outra", apesar de a Suécia ver com bons olhos a iniciativa islandesa.

A Islândia tem a seu favor o fato de que já é membro do Espaço Econômico Europeu e do espaço Schengen, o que representa um grau de convergência muito alto com a legislação comunitária. EFE jms/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG