Islândia critica Grã-Bretanha e nórdicos e oferece base à Rússia

Copenhague, 12 nov (EFE).- O presidente da Islândia, Olafur Ragnar Grimson, criticou, em um jantar com diplomatas estrangeiros, Grã-Bretanha, Suécia e Dinamarca por falta de apoio na crise financeira e ofereceu uma antiga base militar americana à Rússia, informa hoje o jornal norueguês Klassekampen.

EFE |

Grimson acusou esses três países de dar as costas à Islândia, país mais afetado até agora pela crise financeira mundial, usando "palavras duras" e com expressões "diretamente ofensivas" contra os britânicos, segundo uma nota interna da embaixada norueguesa em Reykjavik à qual teve acesso o jornal.

"O Atlântico Norte é importante para os países nórdicos, Estados Unidos e Grã-Bretanha. É algo que estes países parecem ignorar, portanto a Islândia deve buscar novos parceiros", disse Grimson, segundo o "Klassekampen".

O presidente, figura representativa e sem poder político formal, propôs convidar a Rússia a usar a antiga base aérea de Keflavik, controlada por tropas americanas des 1951 a 2006.

Esse anúncio deixou o embaixador russo, "um pouco surpreendido e sorridente", ao afirmar que seu país não a necessitava.

Grimson só elogiou a Noruega e as Ilhas Faroe (estas últimas pertencentes à Dinamarca), que classificou como únicos amigos da Islândia por comprometer uma ajuda econômica concreta.

As palavras de Grimson criaram "desconfiança e enfado" entre os embaixadores presentes, segundo a nota interna.

A Islândia segue à espera de que a direção do Fundo Monetário Internacional (FMI) dê o sinal verde ao acordo fechado em Reykjavík em 24 de outubro com uma delegação sua para concessão de um empréstimo de US$ 2,1 bilhões, ato que foi adiado várias vezes.

As autoridades islandesas mantêm um confronto aberto com o Governo britânico depois que este lançou mão de sua legislação antiterrorista para bloquear os ativos dos bancos islandeses no Reino Unido. EFE alc/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG