Islândia convoca eleições para abril

Berlim, 24 fev (EFE).- O novo Governo da Islândia convocou eleições parlamentares para o dia 25 de abril, segundo informou hoje a porta-voz da primeira-ministra Johanna Sigurdardottir.

EFE |

A premiê, de tendência social-democrata, assumiu o cargo no início de fevereiro. Ela está à frente de um Governo de transição, em coalizão com o Movimento de Esquerda Verde, à espera da realização das novas eleições.

No entanto, apesar dos pedidos da primeira-ministra, o presidente do Banco Central islandês, David Oddsson, rejeitou abandonar seu cargo. Os outros dois dirigentes da entidade já apresentaram suas renúncias.

Sigurdardottir espera que o Banco Central tenha um novo comandante na quinta-feira, dia em que Reykjavik receberá representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) para revisar o acordo de empréstimo de US$ 2,1 bilhões.

A Islândia está imersa na crise desde outubro por conta dos problemas nos principais bancos do país, que cresceram investindo em empresas no exterior e acabaram endividados, o que obrigou sua estatização.

Em meio ao colapso da economia local, milhares de islandeses foram às ruas para protestar contra o Governo e o Banco Central. A situação gerou alta na inflação e aumento nas taxas de desemprego, além de uma desvalorização da moeda local, a coroa islandesa. EFE nvm/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG