Islândia apresenta solicitação formal de entrada na UE

Copenhague, 17 jul (EFE).- A Islândia apresentou hoje a solicitação formal de entrada na União Europeia (UE) à Presidência sueca do bloco europeu, informou o Ministério de Assuntos Exteriores islandês.

EFE |

O embaixador da Islândia na Suécia, Gudmundur Arni Stefansson, entregou a solicitação, em Estocolmo, ao secretário de Estado do Ministério de Assuntos Exteriores sueco.

Ao mesmo tempo, o embaixador da Islândia na UE, Stefan Haukur Johannsson, entregou, em Bruxelas, uma cópia do documento à Comissão Europeia (órgão executivo da UE).

A primeira-ministra islandesa, a social-democrata Johanna Sigurdardottir, tinha afirmado há poucos dias que sua intenção era apresentar a solicitação na reunião de titulares de Assuntos Exteriores da União Europeia, no próximo dia 27.

O Parlamento islandês aprovou ontem por 33 votos a favor, 28 contra e duas abstenções autorizar o Governo a dar esse passo.

Segundo fontes comunitárias, a Islândia poderia entrar na UE a partir de 2011, já que grande parte de sua legislação cumpre os padrões do bloco, o que acelerará substancialmente o processo de adesão. EFE alc/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG