Islândia anuncia acordo para formação de novo Governo

Berlim, 31 jan (EFE).- A Aliança Socialdemocrata islandesa e o Movimento de Esquerda Verde chegaram hoje a um acordo para formar um Governo de minoria a ser comandado por Johanna Sigurdardottir, até agora ministra de Assuntos Sociais e que pode se tornar a primeira homossexual assumida a governar um país.

EFE |

O anúncio foi feito pelo chefe dos Verdes, Steingrimur Sigfusson, segundo quem seu partido formará uma coalizão com os socialdemocratas, que já pertenciam à aliança governista anterior.

A futura primeira-ministra, que é socialdemocrata, disse que o Governo só deverá ser formado amanhã, já que ainda é preciso esclarecer alguns detalhes.

Na semana passada, após a queda do Executivo liderado pelos conservadores, o presidente da Islândia, Olafur Ragnar Grimson, incumbiu a Aliança Socialdemocrata de formar um novo Governo.

A nova Administração terá que preparar o caminho para as eleições antecipadas de 9 de maio, convocadas após uma semana de protestos contra a atuação das autoridades para conter a crise que abalou o país.

Sigurdardottit, de 66 anos, ex-aeromoça e sindicalista, é casada com a jornalista e escritora Jonina Leosdottir.

Caso assuma a chefia do Governo, a Islândia se tornará o primeiro país do mundo governado por uma homossexual assumida.

A ministra de Assuntos Sociais assumiu a incumbência de negociar um Governo porque o líder de sua legenda, Ingibjorg Solrun Gisladottir, se recupera de um câncer. EFE rz/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG