Dia da Paz domingo no Afeganistão - Mundo - iG" /

Isaf respeitará Dia da Paz domingo no Afeganistão

O comandante das forças da Otan no Afeganistão ordenou aos cerca de 60.000 soldados da Isaf mobilizados no país que não conduzam operações contra os insurgentes durante o Dia da Paz de domingo.

AFP |

A ordem do general americano David McKiernan, que comanda a Força Interncional de Assistência à Segurança (Isaf), foi dada pouco depois de o presidente afegão, Hamid Karzai, ter emitido a mesma orientação às tropas afegãs.

"Para marcar o Dia da Paz, as forças da Isaf não lançarão ofensivas entre a meia-noite de sábado e a meia-noite de domingo", afirmou a Isaf em comunicado.

"Isso não significa, no entanto, que os soldados abaixarão a guarda. Os rebeldes precisam estar cientes de que a Isaf se defenderá, e defenderá o povo afegão, de qualquer ataque inimigo", advertiu a força da Otan.

Mais cedo nesta sexta-feira, Karzai lançou um apelo na televisão a todas as partes envolvidas no conflito para que observassem domingo um "Dia da Paz".

"Em sinal de respeito para este dia, ordenei às tropas afegãs que não disparassem um único tiro, exceto para se defenderem", declarou o presidente afegão, pedindo às tropas estrangeiras que façam o mesmo.

br/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG