Isaf lança operação militar no sul do Afeganistão

Cabul, 29 abr (EFE).- Tropas britânicas e americanas sob comando da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) lançaram uma operação militar em massa num distrito do sul afegão, informou hoje a organização em comunicado.

EFE |

A operação conta com a participação de uma unidade de marines composta por 2.300 militares, que se desdobraram em um distrito do sul da conflituosa província de Helmand na última semana.

Segundo a Isaf, o objetivo da operação é fortalecer a segurança dos afegãos e discutir com líderes locais uma forma de trazer estabilidade à região, uma das áreas com maior presença talibã.

Os soldados partiram de suas posições avançadas em Helmand e da província vizinha de Kandahar em veículos terrestres e utilizando a aviação.

Em março do ano passado, as forças da Otan lançaram no norte de Helmand a operação "Aquiles", composta por 4.500 soldados aliados e mil afegãos, que garantiu a conquista da cidade de Moussa Qala.

A região de Helmand é um ponto fundamental para o cultivo e o tráfico de ópio no Afeganistão, que serve em muitas ocasiões para financiar as atividades dos insurgentes. EFE lo/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG