qualquer ajuda pode ser valiosa no Afeganistão - Mundo - iG" /

Isaf diz que qualquer ajuda pode ser valiosa no Afeganistão

Bruxelas, 25 fev (EFE).- O porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), Richard Blanchette, afirmou hoje que qualquer ajuda pode ser valiosa para a missão no Afeganistão e que os meios adicionais que estão sendo pedidos pelos países contribuintes não têm por que ser necessariamente tropas.

EFE |

Em uma videoconferência desde Cabul, Blanchette disse que "não seria adequado comparar qual ajuda pode ser mais valiosa", ao ser perguntado pelos países que, como a Espanha, não devem aumentar seus contingentes no país asiático apesar dos apelos dos EUA.

"Certamente não se podem comparar vidas humanas com dinheiro, mas qualquer coisa que se possa fazer, também de um ponto de vista material, seria muito bem-vindo", declarou o porta-voz, que, no entanto, lembrou que esta é uma decisão que será tomada fora de Cabul.

Quanto às eleições presidenciais que acontecerão no Afeganistão no dia 20 de agosto, e às quais a organização concede grande importância, Blanchette afirmou que a quantidade de registros para votar está sendo muito maior que o esperado pela Otan.

No entanto, a deputada afegã Aryan Yoon tratou hoje de convencer seus interlocutores na Otan que seu país não está preparado para receber eleições em agosto, explicou mais tarde aos jornalistas.

Segundo Yoon, que fazia parte de uma delegação de parlamentares afegãos em visita na sede política da Otan em Bruxelas, "é certo que muitas pessoas puderam se registrar, mas muitas outras não, e aconteceram casos nos quais os insurgentes lhes obrigaram a comer literalmente a cédula".

"O Afeganistão não está preparado neste momento, pois não temos segurança suficiente. A metade do país está em guerra e muitas pessoas não poderão votar, pois não terão certeza", diz a deputada.

EFE met/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG