Irmão do ministro da Justiça colombiano é detido por ligações com o tráfico

O irmão do ministro colombiano da Justiça foi detido nesta quinta-feira na Colômbia por supostas ligações com traficantes de cocaína, annunciou o ministério Público nesta quinta-feira.

AFP |

Leon Valencia foi detido em Medellin, a segunda maior cidade do país, 400 km a noroeste de Bogotá, onde mora. Uma ordem de prisão contra ele havia sido lançada pela Corte Suprema de Justiça.

O procurador geral da Colômbia, Mario Iguaran, decretara o afastamento de Valencia em agosto passado, depois da gravação de várias conversas entre o ex-diretor do MP e um narcotraficante.

Leon Valencia é suspeito de formação de quadrilha, enriquecimento ilícito destruição de documentos e crime de colarinho branco.

Membro da delegação colombiana que está participando da Assembléia Geral da ONU em Nova York, o ministro colombiano da Justiça, Fabio Valencia, se limitou a afirmar que "respeita" a decisão do MP, e a expressar sua "grande dor".

O ministro se recusara a renunciar depois da acusação proferida contra seu irmão, apesar dos pedidos formulados neste sentido pela oposição que denunciou "uma incompatibilidade ética e moral".

A Colômbia é o maior produtor de cocaína do mundo, diante do Peru e da Bolívia.

cop/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG