Irmão de Karadzic diz que ex-líder tem estratégia especial de defesa

Belgrado, 23 jul (EFE).- Luka Karadzic, irmão do suposto criminoso de guerra Radovan Karadzic assegurou hoje que o ex-líder servo-bósnio tem uma estratégia especial de defesa, mas se negou a revelar detalhes.

EFE |

No entanto, Luka Karadzic indicou que o Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), que julgará Karadzic, deva ser fechado até 2010 e que é possível que os casos dessa corte sejam transferidos para tribunais nacionais.

"Em 2008 terminam todos os processos em primeira instância e ficará um departamento que trabalhará em segunda instância por apelações até 2010", disse Luka Karadzic à imprensa, após visitar seu irmão na prisão em Belgrado.

O TPII, criado pela ONU em 1993, tem prazo de até 2010 ou 2011 para finalizar os processos e fechar suas portas, embora os promotores tenham considerado isso em várias ocasiões como "inconcebível" e pediram que prossiga seu trabalho.

Luka Karadzic declarou que seria melhor para seu irmão ser processado em tribunais sérvios e assinalou que, após as decisões de absolver o albano-kosovar Ramush Haradinaj e o muçulmano bósnio Naser Oric, o TPII se mostrou parcial em julgar só os sérvios.

Karadzic, ex-líder dos sérvios da Bósnia, foi detido na segunda-feira passada nos arredores de Belgrado, e será extraditado nos próximos dias ao TPII.

O advogado de Karadzic, Svetozar Vujacic, anunciou hoje que o servo-bósnio decidiu fazer sua própria defesa perante o TPII, embora contará com uma equipe de assessores jurídicos. EFE Sn/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG